Personal Organizer: o que faz um(a) Personal Organizer? – Miriam Nupe

>>Personal Organizer: o que faz um(a) Personal Organizer? – Miriam Nupe

 

Hoje vamos falar sobre um dos assuntos que mais geram dúvidas no mercado de Organização, a profissão Personal Organizer.

É extremamente difícil definir o que um bom Personal Organizer faz, pois a maioria não tem parâmetros para mensurar resultados vindos de uma consultoria de Organização.

O meu objetivo com este artigo do blog é, te trazer o máximo de informação possível para que você consiga ter o discernimento necessário, para tomar a decisão correta na hora de escolher um bom Personal Organizer, para organizar sua rotina ou seu lar.

Este post vai ser mais longo que o normal, porém bem simples de ler e entender tudo sobre Organização. Então, eu recomendo que você se concentre bastante nesses próximos 4 minutos na leitura para que consiga entender como é feita uma Consultoria de Organização efetiva por um Personal Organizer empenhado.

O que é Organização?

Organização é o “ato ou efeito de organizar(-se)” ou “ordenação das partes de um todo; arrumação.”, segundo o dicionário.
Nesse contexto a minha visão sobre Organização é: um conjunto de técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa para melhorarem sua produtividade, sua saúde física e mental, sua rotina, sua energia interna, a energia  do lar, além dos benefícios estéticos.

Resumidamente, Organização é um conjunto de técnicas e ferramentas que têm como objetivo melhorar a vida das pessoas.

Quem executa este serviço de Organização?

O profissional responsável por fazer essas otimizações de rotina e lar é o Personal Organizer. Que deve estar atualizado das novidades e tendências sobre o lar.

Quais  competências posso exigir de um Personal Organizer?

Tecnicamente o Personal Organizer tem como objetivo, guiar e orientar o cliente, no que diz respeito a otimização e disposição de objetos e rotinas, para que este consiga uma produtividade melhor, um lar mais harmônico, e etc.

Porém, como nós estamos em um mundo bem versátil e dinâmico, já deixou de ser diferencial um Personal Organizer ter outras habilidades diversas. Além disso, alguns vem do mercado de trabalho em que ocupavam até cargos corporativos, como é o meu caso.

Muitos profissionais Personal Organizer’s, quando executam uma consultoria de organização, se preocupam, ou deveriam, com a vida do cliente de uma maneira geral, por isso, passa a ser necessário ter empatia, gentileza e saber escutar o cliente (assim como em qualquer mercado).

A Organização feita apenas pelo Personal não consegue atingir em cheio os objetivos do cliente, independente de qual for o desejo ou a dor inicial que aquele cliente tem, pois para uma Consultoria de Organização funcionar perfeitamente, contamos também com a participação ativa da família, para que opinem e passem informações suficientes para a execução do trabalho, além de manterem tudo o que for feito.

Teoricamente, um Personal Organizer tem por obrigação entregar ao cliente alguma rotina ou ambiente organizado.

Dúvidas frequentes sobre Personal Organizer e Consultoria de Organização:

A profissão Personal Organizer é regulamentada?

O Poder Legislativo já regulamentou várias profissões, apesar de o governo ter o entendimento de que, em muitos casos, o próprio mercado estabelece essas normas.

Já o Ministério do Trabalho considera que não há necessidade de regulamentações, mas as categorias pedem a regulamentação pois ficam asseguradas. O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) diz que ela é feita para estabelecer direitos específicos de uma categoria.

Quando falamos em regulamentação quer dizer que a profissão de Personal Organizer irá exigir um curso técnico ou superior para que possa ser exercida. Basicamente qualquer pessoa que, sem diploma, exerça uma atividade que possa ser definida como Profissional de Organização e Produtividade estaria cometendo o crime de exercício ilegal de profissão. E a lei lhe obrigará a se associar a Conselhos Federais e Regionais (cuja filiação e tarifas ainda seriam definidas). A lei exige a obrigação de diploma e filiação a uma entidade fiscalizadora, o que criará novos encargos para o profissional.

Consultoria de Organização: Como funciona?

Como eu disse anteriormente, ainda não existem cursos técnicos ou faculdade para formar Personal Organizers, uma vez que ainda se trata de profissão não-regulamentada. O que há, são cursos livres que ensinam técnicas e ferramentas, que podem ser feitos tanto por quem pretende aplicar para o uso próprio, como para profissionais.

Então o que vou falar aqui é de acordo com a minha experiência de anos organizando, agora profissionalmente. Algumas fases de um processo de Organização que quase sempre estão nos processos de uma Consultoria de Organização são:

  • Visita Técnica: O Personal Organizer fará a visita ao ambiente que precisa ser organizado, juntamente com o cliente, onde este falará sobre suas necessidades e hábitos de rotina, normalmente esta visita é sem custo. Após a visita, será encaminhado ao cliente, o orçamento do projeto e contrato de Prestação de Serviços.
  • Descarte: O Personal Organizer juntamente com o cliente, irão selecionar o que pode ser descartado.
  • Planejamento e Categorização: nesta fase o profissional irá separar todos os itens, quantificar e categorizar. Havendo necessidade de se utilizar produtos organizadores para melhorar a manutenção da organização, estes serão listados por ordem de prioridade, como cestas, caixas ou colmeias, mas somente se o cliente quiser, eu sempre priorizo o que o cliente já tem.
  • Implantação: nesta fase todos os itens vão ser inseridos nos locais pré determinados utilizando, se necessário, os produtos organizadores sugeridos ou o que o cliente já tem, levando em conta os hábitos ou rotinas de trabalho existentes.
  • Identificação: será utilizado o sistema de identificação dos locais onde serão guardados cada grupo para que a procura seja facilitada, há necessidade de etiquetas.
  • Relatório final e visita de ajuste: No final da execução do projeto, será encaminhado ao cliente, o relatório final, com fotos do antes e depois. Após 30 dias, uma visita para ajustes se assim for necessário.

Afinal de Contas, pra que serve um trabalho de Organização?

Organização, definitivamente não é coisa de gente que tem TOC (sempre escuto isso! rsrs). Na verdade se analisarmos, a Organização é coisa de gente inteligente, quem não gostaria de ter um dia-a-dia mais fácil para aproveitar mais ainda sua família, sua vida, sua casa, seus pets, enfim.. Chamar um Personal Organizer na sua casa é sinônimo de inteligência e praticidade, pois enquanto eu deixo tudo do jeito que você quer, você terá mais tempo livre para fazer tudo que gosta. Além disso, terá uma vida muito mais produtiva, sem perder tempo com o que não importa.

Hoje em dia todo mundo trabalha, estuda e faz mil coisas ao mesmo tempo, nada mais normal do que contratar alguém para lidar com um problema que 95% das casas tem: a desorganização (ou bagunça)!

Muitos clientes se preocupam com “expor a intimidade” ou achar que “a casa é uma bagunça, tenho até vergonha” pois somos profissionais, eu sou uma profissional e particularmente estou acostumada a ver o que as pessoas tem em casa e garanto sigilo absoluto, ninguém vai ficar sabendo sobre a intimidade da sua família, muito menos da sua bagunça!

Eu, como Personal Organizer, executo toda a parte estratégica e prática da Organização e utilizo minhas técnicas e ferramentas de anos de estudo e trabalho para melhor atender todos os clientes e resolver seus problemas de forma efetiva.

O que seria a parte estratégica de uma Consultoria de Organização?

A parte estratégica, evidentemente, é a inteligência das ações que vão ser executadas, afinal de contas, todas as ações tem um fundo teórico do “porquê” funcionam assim. A Organização, é algo que deve ser executada no dia a dia, logo se não tiver base suficiente é bem provável que tudo que o profissional tiver feito e planejado vá por água a baixo, uma semana depois que sair da sua casa.

O que seria a parte prática de uma Consultoria de Organização?

A parte prática da consultoria é, depois do planejamento, a parte de colocar a mão na massa, em que vamos seguir o passo a passo para buscar a melhor harmonia e agilidade do ambiente. Vamos nesta parte, executar todas as ações necessárias para alcançar o que o nossa estratégia traçou. Deixo bem claro que nenhum processo eu consigo fazer sozinha, já que as decisões serão baseadas exclusivamente na rotina da casa. Preciso antes de tudo, saber como o cliente utiliza o espaço, para assim melhor adaptá-lo ao seu uso. Este ponto é tratado inicialmente na visita técnica.

E depois do processo feito pelo Personal Organizer, o que acontece?

Depois da Consultoria de Organização, é necessário que o Personal Organizer deixe vários pontos do projeto sinalizados (uso de etiquetas de identificação), para melhor compreensão da família.  Outra ação essencial após a organização, é a fase de manutenção, em que o Personal Organizer volta ao ambiente para verificar se está tudo certo e faz um feedback com a  família sobre o ambiente organizado, fazendo ajustes se assim for necessário.

 

 

Cuidados ao contratar um Personal Organizer.

Como o trabalho de Organização é algo muito pouco divulgado existem muitos “profissionais” que se dizem especialistas em organização, vou te dar algumas recomendações para você ficar atento quando for procurar um Personal Organizer para realizar o seu trabalho de consultoria.

Vou listar algumas das perguntas que os meus clientes mais me fazem e as respostas para cada uma delas. Será MITO ou VERDADE?

Perguntas frequentes sobre uma consultoria de Organização:

Vou precisar jogar muitos objetos fora?

MITO. Existem casos e casos, em determinadas situações realmente temos que descartar alguns objetos que atrapalham toda organização, energia e produtividade do ambiente. Porém, eu mesma, já fiz diversos trabalhos em que não precisei colocar nada na lista de descarte, era somente alocar no lugar certo. Só um esclarecimento, o Personal Organizer, não descarta nada, quem decide tudo é o cliente, se deve ou não descartar.

Se não fizer o trabalho direito, pode ser desfeito em dias.

VERDADE. Como dito anteriormente, um bom trabalho de Organização requer práticas de manutenção e de orientação para os clientes, além de ferramentas úteis e adequadas dentro desta Organização, como, colmeias, caixas,  etiquetas e cabides. Caso o trabalho seja feito sem uma  orientação correta, adaptada àquela rotina,  logo, logo tudo voltará ao que era antes, pois em cada casa as pessoas têm rotinas e hábitos diferentes, e estas rotinas são as maneiras  que agimos “automaticamente”, pois o cérebro já gravou todo processo. Sem o estímulo e orientações para a quebra da rotina, ela continuará. Por isso, uma Consultoria de Organização, é tão particular e personalizada, o projeto de uma casa é sempre diferente em outra casa.

Organização é fácil de fazer, não tem porquê custar caro.

MITO. A Consultoria de Organização é a forma mais barata de se conseguir organizar um ambiente. Porém, custa dinheiro e muito esforço de ambas as partes e pode se considerar como um Investimento, já que é visível o retorno em curto, médio e longo prazo. Exemplo simples: deixará de gastar dinheiro, comprando coisas que já tem, só não sabe onde está. Terá mais tempo para ganhar dinheiro e ser produtivo. Tenho um artigo dando dicas sobre Home Office.

Eu, Personal Organizer

Bom, estamos quase chegando ao fim do post, e muitas pessoas perguntam onde moro e atuo. Pois bem, eu atualmente moro em Ubatuba, no litoral de São Paulo, curto muito minha atual cidade e família, e caso precisem de um Personal Organizer em Ubatuba e regiões próximas, para executar um trabalho de Organização, podem contar comigo, basta entrar em contato pelo botão do menu e preencher a aplicação.

Isto funciona caso você precise de uma Personal Organizer em Caraguatatuba (Caraguá), em Paraty, em São Sebastião, em Taubaté ou em São Paulo. Atualmente venho testando métodos de atendimento à distância também, sendo possível atender pessoas de todo Brasil, basta entrar em contato comigo!

Considerações finais

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor, me preocupei o tempo todo em conseguir passar o máximo de informação com a maior clareza possível sobre o assunto Consultoria de Organização com o objetivo de alertar, educar e ensinar a possíveis clientes e futuros Personal Organizers, como funciona uma Consultoria de Organização.

Se você gostou deste post, que já é um artigo, e quiser aprender mais sobre práticas de Organização, me acompanhe nas redes sociais, YouTube, e claro, se precisar de uma Consultoria de Organização, conte comigo!

Vá no menu superior deste site e deixe uma mensagem, será um prazer conversar com você. 😉

Imagens: arquivo pessoal

2018-07-27T12:08:41+00:00

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